Matéria e energia

 

 

 

PROJETO DA OFICINA DE APRENDIZAGEM – 1º. ano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Campo 1 – IDENTIFICAÇÃO:

COLÉGIO SESI – PATO BRANCO

OFICINA: TEMPOS MODERNOS

Bimestre: 2º.                        Período: 26/04/2010 a 09/07/2010

Campo 2 – JUSTIFICATIVA:

Desde o início das civilizações houve o desenvolvimento evolutivo da sociedade e das tecnologias. Estes elementos foram sendo criados e hoje, alguns deles tornaram-se indispensáveis. Computador, internet, celular e televisão são exemplos desse processo.  Fato é que estas tecnologias geraram uma gama de ações que ao mesmo tempo aceleram nossas tarefas diárias, dando-nos mais tempo. Este ponto deveria nos trazer maior qualidade de vida, mas acaba resultando em uma avalanche de novas e constantes obrigações. Sendo assim, a tecnologia que seria responsável por agregar-nos qualidade de vida, acarreta em uma sobrecarga significativamente perigosa, até mesmo no que se refere à saúde.  Diante de todo esse processo de mudanças, hoje,o próprio homem já se questiona se o seus inventos tecnológicos estão contra ou a favor de seu próprio criador. Na realidade, o que se percebe é que o homem se vê mergulhado num mundo onde tudo parece muito óbvio e técnico, onde o mais importante é fazer , é criar e ter. O que poderia ser meio e instrumento passa a ser mais importante que os próprios valores humanos pois, estes são colocados em segundo plano. O homem da Era tecnológica está cada vez mais abolindo de si a intuição, a emoção, a imaginação, pois, esses sentimentos inerentes ao ser humano são desvalorizados e até tidos como “inimigos do pensamento”. Se torna de grande relevância o estudo sobre o uso das tecnologias em novas vidas, seus pontos positivos e negativos, fazendo um contra-censo entre o que realmente nos interessa e é importante para nosso conhecimento. Diante de tudo isso, deve-se perceber que se a mudança afeta a todos, todos temos o dever, e a responsabilidade na construção dessas mudanças, onde o primeiro passo é a mudança diante de si próprio e de seus valores humanos. 

Campo 3 – DESAFIO PROPOSTO:

Como perceber e agir sobre os aspectos positivos e negativos dos avanços tecnológicos e científicos na atualidade?

Campo 4– OBJETIVO GERAL: Compreender o mundo virtual, tecnológico e científico em suas várias instâncias (aspectos históricos, sociais, profissionais e pessoais), bem como refletir sobre a influência destes em nossas vidas.

Campo 5 – TEIA DE CONTEÚDOS:

 

Campo 6 – ATIVIDADES EM COMUM ( desencadeadoras ou de processo):

 

LIVRO DE CULTURA GERAL:

  • Livro de leitura obrigatória: Tecnologias que mudam nossa vida. Ethevado Siqueira. São Paulo: Saraiva, 2007.
  • Atividade de resgate da leitura:  cada equipe realizará a leitura de alguns capitulos. Fazer uma mesa redonda e debater, cada aluno argumentando os aspectos positivos e negativos que o livro apresenta e relacionar com a atual sociedade da informaçao a qual vivemos.
  • Professor responsável:  DARLA E RAQUEL

 

LIVRO DE LITERATURA:

  • O Alienista (Machado de Assis)

 

FILME:

  • Filme a ser assistido: TEMPOS MODERNOS E 2035
  • Atividade desencadeadora ou de resgate: fazer uma paralelo, uma comparaçao entre os dois filmes, interpretando e identificando as principais cenas que demonstrem todo o processo de evolução da tecnologia, através de discussao com a turma e a realizaçao de uma síntese individual.
  • Professor responsável: DARLA E RAQUEL

 

Campo7 – ATIVIDADE DE FINALIZAÇÃO:

 

QUAL: Jornal escrito

COMO: cada equipe irá elaborar e produzir de forma criativa e atrativa, um jornal contendo informações e notícias sobre "A TECNOLOGIA E O     HOMEM MODERNO".

POR QUE: Conscientizar os alunos do Colégio SESI sobre as vantagens e desvantagens da tecnologia.

ONDE: Colégio SESI

RESPONSABILIDADE: Darla e Raquel

 

            

 

Pesquisar no site

₢ Edição : Junta