De corpo na América e de alma na África

 

 

 

PROJETO DA OFICINA DE APRENDIZAGEM – 1°. ANO

 

 

 

 

 

 

 

Campo 1 – IDENTIFICAÇÃO:

COLÉGIO SESI – PATO BRANCO

OFICINA: DE CORPO NA AMÉRICA E DE ALMA NA ÁFRICA

Bimestre: 2º.                         Período: 26/04/2010 a 09/07/2010

Campo 2 – JUSTIFICATIVA:

            O Brasil é sabidamente um país multirracial, o que por consequência implica a existência de diversidade ou pluralidade cultural, muito embora exista enorme dificuldade de reconhecimento dessa diversidade por parte de muitos brasileiros.

            Somos o segundo país com a maior população negra do mundo, contudo, analisando o nosso meio percebe-se que as diferenças existentes entre negros e brancos é gritante, gerando esse fato problemas sociais graves, sendo a sociedade brasileira preconceituosa e discriminadora.

            Precisamos aprender a conviver com essas diferenças, a criar espaços para que essas diferenças sobrevivam na composição da sociedade. É preciso reconhecer que a cultura brasileira é fruto tanto da matriz branca européia, quanto da africana e da indígena, passando pela contribuição dos demais grupos, formadores da nossa sociedade.

            Por esses motivos, o projeto permite trazer para dentro do colégio este tema de grande importância para a sociedade, onde além de discutir a pluralidade cultural, abordará também as relações interpessoais, dando enfoque a história até os dias de hoje, os aspectos sócio-culturais, o conhecimento de várias culturas, suas singularidades e valores que lhe são próprios. 

Campo 3 – DESAFIO PROPOSTO:

 

Estudando a história e percorrendo o verdadeiro caminho de formação do povo brasileiro, o da democracia, da influência cultural, religiosa, étnica, política, social; quais contribuições  o povo africano dispensou a esta terra? E que contribuições ainda dispensa hoje?

 

Campo 4– OBJETIVO GERAL:

 

Conhecer a história e a cultura afro-descendente.

Identificar e respeitar o negro como um dos agentes de transformação da sociedade brasileira, como formador do povo brasileiro no que se refere ao modo de ser, costumes e culturas tal como os brancos, os indígenas e demais grupos éticos aqui estabelecidos, para desenvolver e fortalecer valores básicos para o exercício da cidadania. Avaliar a situação do negro no Brasil, ontem e hoje.

Estabelecer propósitos de melhoria que favoreçam a si no presente e no futuro, rejeitando todo e qualquer tipo de preconceitos, práticas racistas e discriminação.

 

 

 

 

 

Campo 5– TEIA DE CONTEÚDOS:

 

 

Campo 6 – ATIVIDADES EM COMUM ( desencadeadoras ou de processo):

 

LIVRO DE CULTURA GERAL:

·                     Livro de leitura obrigatória: Lendas de Exu (Adilson Martins) editora Pallas, RJ, 2008, 2ª. Ed.

·                     Atividade de resgate da leitura: Confecção de um livro ilustrado a partir do estilo e padrões da arte africana, com poemas, ilustrações e contos inspirados nas lendas contadas no livro.

·                     Professor responsável: Anelize e Cristina

 

LIVRO DE LITERATURA:

·         O Mulato (Aluísio de Azevedo)

 

FILME:

·                     Filme a ser assistido: Besouro

·                     Atividade desencadeadora ou de resgate: Roda de Capoeira

·                     Professor responsável: Anelize e Cristina

 

Campo 7 – ATIVIDADE DE FINALIZAÇÃO:

 

·                     QUAL: Criação de um documentário sobre os aspectos da cultura afro-brasileira como arte, música, religião, culinária, história etc,

·                     COMO: através de um vídeo documentário que será apresentado par aos demais colegas da oficina

·                     POR QUE: Para que através de sua elaboração os alunos sintetizem o conhecimento adquirido durante o bimestre buscando assim concluir sobre o desafio da oficina em compreender quais contribuições o povo africano dispensou e dispensa a esta terra, o Brasil.

  • ONDE: Colégio SESI
  • RESPONSABILIDADES: Anelize e Cristina  

 

                      

 

                                   

 

Pesquisar no site

₢ Edição : Junta