Lixo é Luxo

 

 

PROJETO DA OFICINA DE APRENDIZAGEM – 2°. ANO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Campo 1 – IDENTIFICAÇÃO:

 

COLÉGIO SESI  - PATO BRANCO

OFICINA: LIXO É LUXO

Bimestre: 2º.                        Período: 26/04/2010 a 09/07/2010

Campo 2 – JUSTIFICATIVA:

 

            A última geração consumiu uma quantidade maior de recursos do que todas as populações desde o aparecimento do homem na terra. Essa escala de produção gera uma enorme pressão ambiental sobre os recursos naturais, que já demonstram sinais de escassez e ainda geram uma grande quantidade de resíduos, que causam impactos ambientais com graves reflexos na população. A solução do problema gerado pelos resíduos deve, portanto, iniciar com uma revisão nos padrões de consumo das populações, que é bastante desigual entre as populações ricas e pobres.

            Devemos ter em mente que os resíduos sem serventia que jogamos no lixo são fontes de sobrevivência de milhares de seres humanos, que vagam pelas cidades ou catam os restos em lixões. É também necessário avaliar até que ponto a nossa geração tem o direito de apropriar-se das reservas de recursos, comprometendo a qualidade de vida e até mesmo a possibilidade de sobrevivência de gerações futuras. Portanto, é urgente despertar o aluno para a necessidade de dar o tratamento adequado ao lixo que produzimos e de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de ricos e criativos materiais de uso. Diante disso nosso principal foco está em desfazer o antagonismo existente com relação ao que realmente é lixo ou luxo transformando esses conceitos em categorias equiparadas, instituindo uma consciência coerente, de forma que deixemos de confundir  o modismo da ideia de reciclagem, com a verdadeira necessidade de se reutilizar os materiais consumidos para que se precise cada vez menos retirar do planeta recursos naturais.    Pretende-se além de estender um “tapete” de problemas globais, encontrar alternativas e meios que realmente funcionem para a resolução de tais problemas.

 

 

Campo 3 – DESAFIO PROPOSTO:

 

De que maneira os novos recursos implementados pela sociedade contemporânea podem viabilizar e potencializar nossa capacidade criativa, para proporcionar um desenvolvimento sustentável às gerações atual e futura?

 

Campo 4– OBJETIVO GERAL:

 

  • Despertar  a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, melhorando nossas condições de vida e economizando recursos naturais.

·      Avaliar a destinação do lixo orgânico e inorgânico produzido diariamente no perímetro urbano e no mundo.

·      Reconhecer e descobrir alternativas e meios que funcionem para a resolução de tal problema ambiental.

 

Campo 6 – ATIVIDADES EM COMUM ( desencadeadoras ou de processo):

 

LIVRO CULTURA GERAL:

·         Livro de leitura obrigatória:  Desenvolvimento sustentável Que bicho é esse? Autor:  José Eli da Veiga, Lia Zatz

·         Atividade desencadeadora: Interpretação das idéias principais

·         Responsáveis: Arlete e Tarciane

 

LIVRO DE LITERATURA:

  • Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)

 

FILME:

·         Filme a ser assistido: Wall-E

·         Atividade desencadeadora ou de resgate: Confecção de um robô de sucata (exposição)

·         Professor responsável: Arlete e Tarciane

 

Campo 7 – ATIVIDADE DE FINALIZAÇÃO

QUAL: GINCANA ECOLÓGICA

COMO: Os alunos organizarão uma gincana ecológica onde todos os alunos do Colégio participarão.

POR QUE: Para que todos os alunos percebam através da gincana a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar materiais utilizados pela sociedade.

                ONDE: Colégio SESI

            RESPONSABILIDADES: Arlete e Tarciane          

 

Pesquisar no site

₢ Edição : Junta