Brasil mostra a tua cara

 

 

 

PROJETO DA OFICINA DE APRENDIZAGEM – 3°. ANO

 

 

 

 

 

 

 

Campo 1 – IDENTIFICAÇÃO:

 

COLÉGIO SESI  - PATO BRANCO

OFICINA: BRASIL, MOSTRA A TUA CARA

Bimestre: 2º.                        Período: 26/04/2010 a 09/07/2010

Campo 2 – JUSTIFICATIVA:

Na verdade, o Brasil, o que será?
Brasil é o homem que tem sede ou o que vive da seca do sertão?
Ou será que o Brasil dos dois é o mesmo que vai, é o que vem na contra-mão?
Brasil é o que tem talher de prata ou aquele que só come com a mão?
Ou será que o Brasil é o que não come, Brasil gordo na contradição?
Brasil que bate tambor de lata ou o que bate carteira na estação?
Brasil é o lixo que consome ou tem nele o mana da criação?
Brasil é uma foto do Betinho ou um vídeo da Favela Naval?
São os Trens da Alegria de Brasília ou os trens de subúrbio da Central?
Qual a cara da cara da nação?
A Cara do Brasil (Celso Viáfora)

            Vivo num país chamado Brasil : onde a criminalidade , o abuso da autoridade , a corrupção imperam ; onde ainda há desigualdade social  que faz nascer a corrupção; onde ainda há a certeza da impunidade , onde ainda há um código penal antigo, desatualizado e não cumprido; onde ainda há exclusão social, digital e racial . Mas, também é o Brasil do carnaval, do futebol, das belezas naturais, do turismo e das diferentes etnias de diversos países que compõem a sociedade brasileira. Essas riquezas devem ser consideradas um patrimônio do nosso país. No entanto, nem sempre isso acontece. Ainda há marcas bastante expressivas de discriminação e preconceito em nossa sociedade.

              Para isso, decidimos desenvolver com os alunos este projeto que trata sobre o Brasil e suas facetas, para que os mesmos pudessem conhecer um pouco mais da sua história, oportunizando assim, a valorização e o respeito pelo Brasil. Concluindo, podemos afirmar que o Brasil não tem cara, tem caras. Toda e cada uma delas mostra um pouco deste Brasil. O brasileiro percebe o seu país e seu povo de inúmeras maneiras, tem uma clara visão da realidade, da sociedade na qual se insere e da história e posição que lhe toca viver. Apropria-se da sua ideologia a qual leva na frente. É capaz de retratar seu povo, seus costumes e criticar a sociedade à que pertence. Embora critique e mostre, algumas vezes a realidade nu, tem sempre presente no horizonte a fé em Deus e a esperança de que tudo pode melhorar. É como bem diz o dito, eles sabem bem o que é "o jeito de ser brasileiro" e tudo isso é o Brasil.

Sendo um país com dimensões continentais, o Brasil possui uma fatia de todos os problemas que afetam as demais nações, destacando-se, entre outros, os que fazem parte do rol de necessidades básicas de sobrevivência dos indivíduos. Somos uma grande nação, temos uma terra fértil, abençoada pela natureza, livre das grandes ameaças naturais e um povo criativo e sonhador. Precisamos conhecer melhor nossa terra e almejar grandes conquistas, pois, somos capazes de obtê-las.  Basta para isso, deixarmos de lado o Brasil do futuro e investir no Brasil de hoje porque é o Agora que fará do amanhã um tempo bem melhor.  Acreditem! Vocês podem contribuir para essa diferença.

 

 

Campo 3 – DESAFIO PROPOSTO:

“Somos, por temperamento, um povo afetivo, dominado pela imaginação e transbordante de sentimentos ardentes. Somos em geral extrovertidos, agitados, displicentes e volúveis, freqüentemente irresponsáveis e pouco inclinados ao pensamento frio, mas recorrendo constantemente à intuição...”

 Meira Penna. Em “Berço Esplêndido” (Editora Topbooks, 1999)

 

Há tempos que intelectuais se debruçam e tentam responder a questão: “Que país é esse?” Como podemos conhecer o que há de bom no Brasil para valorizarmos e sermos valorizados?

 

Campo 4– OBJETIVO GERAL:

 

 - Descrever e analisar os principais aspectos referentes à história, geografia, recursos naturais e culturais do Brasil. Entender e conhecer os aspectos positivos do Brasil, para valorizá-lo e negativos para que como sujeitos críticos, possamos pensar em soluções para melhorá-lo.

 

Campo 5 – APONTAMENTOS TEÓRICOS:

 

BRASIL QUE PAÍS É ESSE?

 

Tão importante quanto saber quem somos é saber o que queremos ser. Se nós somos a soma das nossas escolhas, então um país é o resultado das escolhas de cada um de seus cidadãos. Um país não é, senão, seu próprio povo. Tudo é objeto, só o homem é sujeito. Só o homem pode conduzir seu país para o desenvolvimento ou para a decadência. Cada povo tem o país que merece. 

O Brasil não foge dessa regra: há diversos “brasis”. O Brasil pode ser o país das oportunidades para os otimistas; o país dos desafios para os revolucionários; o país das maravilhas para os sonhadores e apaixonados; o país da diversidade para os detalhistas; e o país do jeitinho para os pessimistas. O país dos que entram em uma universidade para conquistar o mundo e os que entram pensando no concurso público de nível médio. O país dos que buscam alternativas e dos que culpam o governo em tudo, voltado-se para seu próprio umbigo.

O Brasil é o país das diferenças. Tanto na diversidade quanto na desigualdade. Um povo formado por diversos povos. O país do povo que já foi para o espaço em busca da conquista do universo, mas também o país do povo que prefere assistir a um  programa na televisão a ler um livro. País dos que lutam por um lugar ao sol dando um passo a cada dia e dos que sonham em ganhar na loteria apostando somente quando está acumulada, para ficar milionário num passe de mágica, e como agradecimento promete dar um pouco do prêmio aos “pobres”. O país do samba e do futebol para os turistas e o país do futuro para os acomodados.

O Brasil do titular e do reserva  é o mesmo. O destino de um representa o Brasil dos incluídos no time que avança e o do outro a consequência dos que preferem ficar na reserva. Há ainda os que preferem a arquibancada e às vezes entram em campo para manchar a festa de quem está no jogo.

Campo 6 – TEIA DE CONTEÚDOS:

 

 

 

Campo 7 – ATIVIDADES EM COMUM ( desencadeadoras ou de processo):

 

LIVRO DE CULTURA GERAL:

  • Livro: Contos Tradicionais do Brasil para jovens – Luís da Câmara Cascudo
  • Professor responsável: Renata e Camila.
  • Atividade de resgate da leitura: Representações dos contos lidos.

 

LIVRO DE LITERATURA:

  • O Triste fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto)

 

FILME:

  • Filme: Deus é Brasileiro
  • Atividade desencadeadora ou de resgate: Debate sobre as questões apresentadas no filme.
  • Professor responsável:  Renata e Camila

 

Campo 8 – ATIVIDADE DE FINALIZAÇÃO:

 

QUAL: Amostra cultural das regiões do Brasil (Norte, nordeste, sudeste, centro-oeste, sul)

COMO: Exposição de trabalhos realizados no bimestre, apresentação de danças típicas da região e prato típico  

POR QUE: Conhecer melhor as regiões do Brasil, seus costumes, culinária e suas tradições

            ONDE: Colégio Sesi

            RESPONSABILIDADES: Camila e Renata

            

 

Pesquisar no site

₢ Edição : Junta